Modificar (ou melhorar) a logÃstica das viagens dos pacientes de Porto dos Gaúchos com o micro-ônibus da saúde para Cuiabá.
Essa foi a indicação proposta pela vereadora Kelly Duarte (DEM), durante a sessão realizada na noite de segunda-feira (1º de julho/2019) na câmara de vereadores.
Como justificativa, a parlamentar argumentou que da forma que é feita hoje, as viagens, ficam de certa forma extensas e cansativas para alguns pacientes, que acabam tendo que ficar a semana inteira na capital, mesmo já tendo passado pelo procedimento que fora encaminhado de imediato. “Considerando que muitos ao irem deixam seus afazeres, filhos pequenos, enfim, eu gostaria que o prefeito e o secretário de Saúde revissem essa forma de viagem, diminuindo a permanência dos pacientes que não tiverem necessidade de permanecer uma semana inteira em Cuiabáâ€, esclareceu.
A indicação foi proposta por Kelly depois de ouvir pedidos de vários pacientes que já precisaram viajar a capital para atendimentos na área de saúde.
ITBI
Durante a sessão, Kelly Duarte voltou a cobrar a adequação da tabela de valores venais a tÃtulo de cálculo do ITBI (Imposto Sobre à Transmissão de Bens Imóveis), praticada atualmente no municÃpio de Porto dos Gaúchos.
A pauta, que já foi apresentada através de indicação pela vereadora em 22 de abril deste ano, é uma reivindicação da classe produtora do municÃpio, que se sente desprestigiada com a medida empregada pelo poder público municipal, e tem gerado descontentamento por parte dos proprietários rurais.
Kelly voltou a lembrar que a Lei 621/2016, que atualizou os valores venais, instituiu apenas uma alÃquota para avaliação de todas as propriedades rurais no âmbito do municÃpio, seja longe ou perto e tal medida afronta o Código Tributário Municipal.
“Mediante isso, peço que a equipe técnica da secretaria de finanças, faça um estudo para adequação da tabela de valores venais, corrigindo as diferenças necessáriasâ€, observou.