Não bastasse o caos no sistema de saúde e o efeito devastador nas economias em todo o mundo, a pandemia de coronavírus anunciada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), na última quarta-feira (11 de março), começa a fazer estragos também no setor cultural e de eventos.
Sem falar na crise que deve atingir também o setor de turismo. As companhias aéreas, que já vinham passando por graves problemas financeiros, já estão tendo dificuldades devido ao impacto da crise do COVID-19.
A companhia aérea ultra-low cost JetSMART, por exemplo, anunciou hoje que o voo inaugural na rota São Paulo-Santiago, que aconteceria no próximo dia 20 de março, foi adiado. Segundo nota da assessoria de imprensa, a empresa aguarda definição da nova data.
Segundo estimativa da IATA (International Air Transport Association), associação que representa cerca de 290 companhias aéreas ao redor do mundo, a crise pode acabar com cerca de US$ 113 bilhões em receita, sem incluir as recentes medidas tomadas pelos Estados Unidos que, a partir desta sexta-feira (13 de março) proibirão voos provenientes da Europa (exceto da Grã Bretanha).
“O transporte aéreo é fundamental, mas sem a ajuda dos governos, teremos uma crise financeira no setor além da emergência de saúde pública”, declarou em nota, Alexandre de Juniac, diretor geral e CEO da IATA.
E os setores culturais e de eventos em todo o território brasileiro também já sentem os efeitos.
CONFIRA CANCELAMENTOS
Cinema: Produções cinematográficas como “Pedro Coelho 2”, “Velozes e Furiosos” e “007” tiveram estreias mundiais adiadas para o segundo semestre ou para 2021.
Lollapalooza Brasil 2020: Embora o site continue vendendo ingressos para o festival que deve acontecer no início de abril, corre boato de que o evento deve ser adiado. O Chile e a Argentina já confirmaram o adiamento de suas edições locais.
São Paulo Fashion Week: Em nota, a assessoria de imprensa do evento confirma o cancelamento dos desfiles entre os dias 24 e 28 de abril. No entanto, a temporada que celebra os 25 anos do SPFW será mantida entre os dias 16 e 20 de outubro.
Centro Cultural FIESP (SP): A partir dessa sexta-feira (13 de março), todas as suas atividades estarão fechadas por tempo indeterminado.
Teatro Unimed (SP): Estão suspensas, temporariamente, todas as sessões de espetáculos, incluindo a estreia que estava prevista para esta quinta-feira (12 de março).
Turnê de Sammy Hagar : Os shows que o ex-vocalista do grupo Van Halen faria em São Paulo, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro e Porto Alegre também estão cancelados “por temor de uma epidemia do corona vírus em nosso país, e também uma possível quarentena no retorno aos EUA”, declarou a Free Pass Entretenimento.
Show Rosa de Saron: A banda brasileira de rock cristão também teve show do dia 15 de março cancelado, na casa de espetáculos Tom Brasil.
Exposição “Tarsila: estudos e anotações” (FAMA Museu, em Itu/SP): lançamento adiado e sem data para abertura.
Festival Música em Trancoso (Bahia): Embora o site do evento não estivesse atualizado até o fechamento dessa nota, a 9ª edição do Mozarteum Brasileiro, que aconteceria entre 14 e 21 de março, está cancelada.