Conversas que já eram intensas nos bastidores há pelo menos dois meses devem se intensificar e vir a público nos próximos dias, com a definição do calendário da eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa. O atual presidente, deputado Eduardo Botelho (DEM), irá consultar os colegas sobre a propensão de ser mantido na cadeira, enquanto Janaina Riva (MDB) e Max Russi (PSB) decidirão se também vão disputar a presidência ou a primeira-secretaria da Casa. Outros parlamentares ainda não se manifestaram.
Conforme resolução administrativa, a eleição da Mesa Diretora ficou marcada para o dia 10 de junho. O pleito, no entanto, poderá sofrer alterações “em caso de ocorrência de situações emergenciais de saúde relacionada ao Covid-19”.
Ao Olhar Direto, o deputado Max Russi disse que só iria discutir o assunto após a publicação do calendário, o que ocorreu na última quinta-feira (07). O parlamentar atualmente comanda o ordenamento de despesas da Assembleia, cargo que é requerido por Janaina Riva.
Janaina garante que possui um grupo de deputados que a apoiam e que exigem que, caso ela não seja conduzida para a primeira-secretaria, que ocupe então a presidência da Casa. A parlamentar, no entanto, teme que Botelho consiga agregar um número maior de deputados a seu favor.
A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa eleita no início da Legislatura corrente é composta por Botelho na presidência, Max Russi na primeira-secretaria, Janaína Riva na vice-presidência, João Batista na segunda vice-presidência e Valdir Barranco na segunda-secretaria. Valmir Moreto é o terceiro-secretário e Paulo Araújo o quarto.