A dor da perda, da mãe “dona Geni Reato” e de todos os familiares, foi compartilhada por toda população de Porto dos Gaúchos, que ficou imensamente comovida com a morte prematura do jovem Mateus Reato de apenas 19 anos, ocorrida de forma fria e covarde na noite do último sábado para domingo dia 21 de fevereiro.
Mateus que era o filho caçula da dona Geni, era um jovem trabalhador. Desde muito pequeno já trabalhava em oficina mecânica, ganhando dinheiro para ajudar nas despesas da casa. A mãe, que já tinha sentido a perda de um outro filho em 2012, também ainda muito jovem, vítima de acidente de moto, agora novamente chora a perda do filho mais novo, desta vez vítima da violência urbana, praticada de forma cruel pelo suspeito que já está preso, mas que preferiu se manter calado para Policia, e não deu nenhuma justificativa para o cometimento de do ato.
A Policia trabalha em algumas linhas de investigação, e uma delas, atentada pelo delegado Dr. João Antônio Batista que conduz o inquérito, é de que o crime seria motivado por vingança, pelo fato de o irmão da vítima ser um Policial Militar, uma vez que o suspeito preso alegou segundo o delegado fazer parte de uma conhecida facção criminosa.
O principal suspeito está preso… as investigações ainda continuam, para apurar algumas questões ainda obscuras, como por exemplo; por quem e como Mateus foi atraído sozinho até o cemitério municipal na noite do crime. Tinham mais pessoas na cena do crime? existem mais envolvidos?… respostas que somente as investigações da Policia Civil poderão responder a sociedade, que clama por justiça, diante do assassinato frio, covarde e cruel de um jovem que tinha uma vida toda pela frente…cheio de sonhos e planos, Mateus viajaria no próximo mês para o estado do Paraná, ele ia estudar, planejava o seu futuro, e estava radiante diante dessa nova etapa de sua vida que seria iniciada, mas que foi ceifada neste final de semana, deixando toda uma cidade de luto.
O jovem era muito conhecido e querido por todos, seu assassinato gerou grande comoção. O sepultamento de Mateus no início da manhã desta segunda-feira, dia 22 de fevereiro foi acompanhado de muita dor e tristeza, compartilhada por centenas de presentes com os familiares.
O posto de gasolina, empresa que Mateus trabalhava como frentista fechou as portas em luto nesta segunda-feira. A prefeitura do município decretou luto oficial. Os pais choram a perda de um filho querido, a população chora a perda de uma pessoa do bem, amigo de todos que partiu desta vida muito cedo, deixando pra trás todos os seus sonhos e projetos de vida, vítima da maldade humana, de um assassinato, que toda sociedade espera que o culpado ou os culpados, paguem pelo ato tão cruel e covarde.