Porto dos Gaúchos vai realizar na próxima segunda-feira dia 20 de maio, atividades para marcar o dia 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infanto-juvenil.
Como o dia nacional cai no sábado, as ações serão realizadas na segunda-feira.
Em Porto dos Gaúchos a secretaria de Assistência Social, Conselho Tutelar e demais envolvidos irão realizar entrega de panfletos de conscientização no comercio local, e será feita uma caminhada pelo centro da cidade.
A data de 18 de maio, escolhida como Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infanto-juvenil, foi instituÃda em 2000, por meio da Lei 9.970, é em memória do “Caso Araceliâ€.
Em 18 de maio de 1973, Araceli Cabrera Sánchez Crespo, de oito anos de idade, foi raptada, drogada, estuprada, assassinada e o corpo carbonizado, em Vitória, no EspÃrito Santo. E, neste ano, apesar do crime completar 46 anos e ser considerado hediondo, o caso ainda é um mistério e permanece sem nenhuma solução.
Já a exploração sexual consiste em usar crianças e adolescentes como meio para faturar dinheiro, quando oferecem esses menores para satisfazer sexualmente pedófilos.
No paÃs, para auxiliar no combate e ajudar vÃtimas, o Governo Federal instalou o Disque Direitos Humanos, ou Disque 100, que atende denúncias anônimas de crianças e jovens que reclamem ameaças ou que estejam sofrendo qualquer tipo de abuso ou exploração sexual. Esse serviço foi criado para funcionar 24 horas por dia, incluindo sábados, domingos e feriados.