Uma fiscalização apreendeu 200 kg de pescado, materiais proibidos e encaminhou três pessoas à polÃcia na região de Itanhangá e Porto dos Gaúchos.
A operação ocorreu no rio Arinos entre os dias 7 e 9 de maio e foi divulgada nessa sexta-feira (10).
De acordo com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), as ações ocorreram contra a pesca depredatória no norte de Mato Grosso.
Foram apreendidos pescado irregular e apetrechos de pesca não autorizados.
Em Itanhangá, foram apreendidos 200 kg de peixes fora de medida e sem documentação de origem das espécies jau, piau, caparari, curvina, jurupensem e trairão.
Foi aplicada multa de R$ 9 mil e o um homem foi encaminhado para a delegacia de Tapurah, a 414 km da capital, junto com o pescado. No dia seguinte, foram apreendidas por posse irregular de arma de fogo, em Porto dos Gaúchos, uma espingarda calibre 22 e munições intactas.
Em patrulhamento fluvial realizado no rio Arinos, também na região de Porto dos Gaúchos, foram apreendidos petrechos de pesca ilegal, sendo uma tarrafa de mais de 3 metros e uma bola de arame que seria utilizado para fabricação de espinhal.
A equipe também encontrou duas espingardas calibre 36 e munições em situação irregular de posse. Duas pessoas foram conduzidas para a delegacia.