A plataforma do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (INDEA), utilizada para efetuar emissão de Guia de Trânsito Animal (GTA), estará fora do ar para manutenção na próxima quarta-feira (3), a partir das 18h, e quinta-feira (4), até as 18h. O produtor que precisar realizar emissões das GTA’s no sistema deverá efetuar nos dias que antecedem essas datas para evitar possíveis transtornos.
Dentre as adequações previstas está a inserção da possibilidade de acesso de médicos veterinários autônomos habilitados para realização da emissão de GTA’s de suínos para “abate e engorda” para dentro do Estado. Segundo o médico veterinário da Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat), Igor Queiroz, essa atualização do sistema trará benefícios ao suinocultor, que não precisará ir até o escritório do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (INDEA-MT) para a realização da emissão de Guias.
“A partir do dia 5 de março os produtores que contam com médico veterinário nas granjas, e responsável técnico, habilitado à emissão de GTA, poderão realizá-la em qualquer lugar”, conta Queiroz. Ainda relembra que o médico veterinário e responsável técnico, que realizou o treinamento para emissão de guias de trânsito de suínos, terá acesso somente a granja pela qual é habilitado.
O Diretor Executivo da Acrismat, Custódio Queiroz, apoia essa melhoria. “A possibilidade de emissão de GTA’s de suínos por médicos veterinários através da plataforma é muito benéfica para o setor. Vai poupar tempo e recurso do produtor, dando mais celeridade para o processo”, afirma Custódio.
A inserção desses benefícios para suinocultores é um projeto realizado pela Acrismat em parceria com o Indea-MT e o Ministério da Agricultura.