O Hospital Santa Rosa acaba de confirmar o primeiro caso do novo coronavírus (Covid-19) em Cuiabá. A vítima é um homem de 48 anos que esteve recentemente na Italia, país que tem registrado maior número de caso e mortes da doença nos últimos dias. Em nota divulgada nesta segunda-feira (16), a unidade hospitalar alega que está seguindo os protocolos do Ministério da Saúde.
“O Hospital Sant Rosa informa que recebeu nesta segunda-feira, dia 16 de março de 2020, em sua unidade em Cuiabá, um paciente com sintomas semelhantes aos do Covid-19, sendo que a infecção viral foi confirmada em sua primeira prova do teste PCR em tempo real”, disse.
Com o resultado, o paciente foi encaminhado para o isolamento respiratório e vai passar por um novos exames. Ainda segundo o hospital, o caso já foi notificado oficialmente para a Vigilância Epidemiológica do Estado de Mato Grosso para as devidas providências e aguarda o resultado da contraprova que será atestada pela Secretária de Saúde Mato Grosso.
“A equipe do Pronto Atendimetno do Santo Rosa seguiu com rigor protocolos adotados pela Comissão de Controle de Infecções Hospitalar (CCIH) do hospital em relação ao Covid-19”, diz outro trecho do comunicado.
A nota aponta que o hospital tem tomado todas as providências adequadas para o caso e avisa a população que não há motivos para “pânico e histeria”. Os pacientes, segundo a nota, podem continuar procurando a unidade de saúde normalmente.
No Estado, há nove pacientes apresentam sintomas relativos à doença respiratória e possuem histórico de viagem para locais onde há a circulação do novo vírus. Os nove casos que levantam a suspeita do COVID-19 estão em Lucas do Rio Verde (1), Araputanga (1), Cuiabá (6) e Nova Xavantina (1).
Na manhã desta segunda, o governador Mauro Mendes (DEM) convocou uma reunião de emergência com todos seu secretariado para tratar das próximas medidas do Governo em relação ao Coronavírus. A discussão já dura mais de 7 horas e a expectativa é que o pronunciamento seja realizado até o fim do dia.
O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), também marcou uma coletiva de imprensa para divulgar as ações que o município vai tomar contra o vírus.
Prevenção
O Ministério da Saúde alerta para as ações preventivas para evitar a proliferação do coronavírus: lavar as mãos com frequência com água e sabão ou usar álcool em gel, evitar contatos físicos, cobrir nariz e boca ao espirrar ou tossir, evitar aglomerações caso estiver doente, não compartilhar objetos pessoais.