O Ministério da Agricultura autorizou nesta 4ª feira (27.nov.2019) o registro de mais 57 agrotóxicos. Ao todo, já foram 439 pesticidas liberados de janeiro a novembro deste ano, maior ritmo de liberação da série histórica, iniciada em 2005.
Dois produtos são inéditos. Um é à base da vespa Telenomus podisi, e poderá ser usado para combater o percevejo marrom, praga da cultura de soja. O outro tem como base o óleo de casca de laranja, e servirá para combater o pulgão que atinge pequenas culturas como alface, agrião, brócolis, couve, espinafre, repolho e rúcula.
O coordenador geral de agrotóxicos e afins do ministério afirma que o novo pesticida é importante para o controle do percevejo marrom. “Atualmente, o percevejo marrom é uma praga de grande importância na cultura da soja, que só contava com opções quÃmicas para o seu controle. Esta vespa parasita ovos do percevejo marrom favorecendo uma diminuição populacional da praga e aumentando o número de inimigos naturais no campoâ€, disse.
A liberação foi publicada no ato nº 82 do Diário Oficial da União. O documento foi assinado por Carlos Ramos Venâncio em 25.nov.2019.