Durante um evento com artistas realizado em uma casa de shows na noite da última quarta-feira (18), no centro do Rio de Janeiro, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comparou o governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ao nazismo na Alemanha. “Como na Alemanha nazista, querem destruir o Brasil começando pela cultura”, disse.
O ex-presidente ainda afirmou que Bolsonaro tenta desmontar a cultura porque quer se vingar dos artistas que fizeram oposição a ele no perÃodo eleitoral, com o mote “ele não”. No palco estavam polÃticos como Dilma Rousseff (PT), Fernando Haddad (PT), Gleisi Hoffmann (PT) e Marcelo Freixo (PSOL). Os pais e a irmã de Marielle Franco, vereadora assassinada em março de 2018, também participaram do ato.
Segundo reportagem do jornal Folha de S.Paulo, Lula disse que Bolsonaro também se vinga do que a cultura representa para o ser humano: vida e libertação. “Cultura é vida, e o atual governo vive de promover a morte. Cultura é libertação, e o Bolsonaro é contra todas as formas de liberdade, inclusive de pensamento e de expressão”, afirmou