O presidenteJair Bolsonaro e o governador JoÄo Doria entraram novamente em rota de colisÄo nesta sexta-feira. O atrito se deu pelo anúncio doinvestimento de 1 bilhÄo de reais na fábrica em Sorocaba (SP) feito ontem pela CEO da Toyota na América Latina, Masahiro Inoue, em conjunto com Doria, que está em viagem oficial no JapÄo.
Em busca de uma notÃcia positiva na área ambiental, o presidente tentou colher os louros do anúncio, dizendo que ele é resultado do programa RenovaBio, criado durante o governo Temer para estimular a produção de etanol no Brasil. Em abril, a Toyota anunciou o lançamento do carro Corolla com tecnologia hÃbrida flex – a primeira no mundo – que se move por eletricidade, gasolina e etanol. O aporte para a fabricação do carro seria de 1 bilhÄo de reais aplicado na fábrica de Indaiatuba (SP).
Nesta quinta-feira, a empresa japonesa divulgou um novo investimento, também de 1 bilhÃ¥o de reais, para a produçÄo de um novo carro, provavelmente um SUV compacto, que será comercializado no Brasil a partir de 2021. O automóvel também deve vir na opçÄo hÃbrida flex, mas os detalhes dele ainda estão guardados em sigilo. Em sua live semanalno Facebook, Bolsonaro questionou o fato de a imprensa nÄo ter citado o seu nome na divulgaçÄo do empreendimento.
Doria rebateu o presidente, dizendo que ele confundiu os dois anúncios de investimento e que neste último ele nÄo teve nenhuma participacÄo.