A enfermeira Jessica Baltas fez um desabafo nas redes sociais, lamentando as atitudes da população que não acredita na letalidade do novo coronavírus e continua indo para festas ou protestos. Ela relatou sua rotina de trabalho e afirmou que, se quem ainda não acredita na doença trocasse de lugar com ela por um plantão, certamente mudaria de opinião.
Jessica relatou que no lugar onde trabalha há dois pacientes infectados com a Covid-19. “Todo plantão eu rezo para que não tenha mais, embora eu saiba que as minhas orações são e serão em vão nas próximas semanas”, lamentou. A enfermeira disse que se incomoda com a atitude da população. “Estão fazendo churrasco, clamando por empregos de volta, lojas, shoppings e restaurantes… sem contar naqueles que saem em manifestação na rua em prol de presidente, prefeito e por aí vai”.
Com uma foto portando o Equipamento de Proteção Individual (EPI), ela conta: “Sabe essa roupa? Ela é quente, essa máscara e esse capacete que chamamos de face Shield, incomoda, dói e alguns passam mal por conta do co2 re-inalado dentro da máscara. Meu rosto já apresenta sérios sinais de alergia e alguns machucados, que cuido todos do dias, mas me incomodam, essa capacete aperta a cabeça e com 20 min voceê já está querendo arrancar tudo e sair correndo”.
A profissional da saúde ainda afirmou que a intubação orotraqueal (IOT) dos pacientes com Covid-19 é uma experiência que ela nunca irá esquecer. “É triste, é doloroso e angustiante, porque às vezes você fica quatro horas dentro de um isolamento vestida exatamente assim”.
Ela também lamentou a solidão, e estar rodeada por pessoas que saem para diversas atividades, e não ligam para saber se ela está bem. “Outros banalizam a doença e o que ela é capaz de fazer. Se você é essa pessoa, gostaria que trocasse de lugar comigo por um plantão, tenho certeza de que mudaria de opinião”.
A enfermeira terminou dizendo que o dia mais feliz de sua vida foi quando recebeu o resultado negativo de seus exames para Covid-19. “Fiquei feliz por mim, e por saber que estou me cuidando e cuidando de quem eu amo, além e cuidar de pessoas que com certeza não queriam estar ali”, finalizou.