A câmara de vereadores de Porto dos Gaúchos aprovou durante a sessão itinerante realizada na noite de segunda-feira (17-07) na gleba São João, a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito – CPI, para apurar suposta conduta homofóbica praticada pelo vereador Claudiomar Braun (PSB).
O Presidente da câmara de vereadores, Leandro Budke (MDB) foi quem denunciou e pediu a instalação da CPI. Na sessão, ele disse que foi alvo de insinuações homofóbicas por pelo menos três vezes, com palavras ofensivas a sua orientação sexual por parte do vereador Claudiomar.
Em votação, o pedido de CPI foi aprovado com 03 votos favoráveis, sendo dos vereadores; Tenente Donizete, Tampinha e Ângela Piovesan. Professor Enos, Luciane Bündchen e Ivo castro de abstiveram na votação. Claudiomar e Leandro Budke não votaram por serem partes interessadas na criação da CPI. O vereador vice-presidente Eder Boldrin por ter conduzido a sessão só votaria em caso de empate.
CPI
Por sorteio, ficou definido que a comissão será composta pelos vereadores Tenente Donizete, Ângela Piovesan e Luciane Bündchen. A comissão deverá decidir os cargos de presidente e relator, e terá um prazo de 90 dias para apurar os fatos. O prazo pode ser prorrogado pelo mesmo período. O relatório final elaborado pela comissão será votado pelo plenário da casa.
Fonte: Porto Noticias