O prefeito Sirineu Moleta de Tabaporã reuniu seu secretariado na última terça-feira, 17 de março/20, e juntamente com diretores das escolas públicas municipais e estaduais, e representantes de entidades religiosas tratarem de medidas de prevenção ao coronavirus (covid-19) no município.
Uma das estratégias foi a antecipação das férias escolares devido a pandemia que tem preocupado os governantes do nosso país. Com isso as aulas em Tabaporã estão suspensas no período de 18 de março a 05 de abril do presente ano.
O prefeito municipal assinou um decreto que determina que se adote em todo município medidas que visem prevenir o aumento da pandemia.
Entre as medidas adotadas pela gestão de Tabaporã estão a suspensão de eventos, de atividades coletivas realizadas pelas Secretarias municipais, recomendação para que eventos esportivos, religiosos e culturais não sejam realizados, suspensão a utilização de veículos públicos, e criação de um comitê de enfrentamento com a finalidade de coordenar as ações do poder público municipal, visando o combate à disseminação do covid-19 no município de Tabaporã.
O Prefeito salientou que todos devem cumprir o decreto, e pediu a colaboração e participação das redes de ensino, de todo comércio e da população em geral.
Outra orientação é que se tomem atitudes básicas como, lavar as mãos periodicamente, usar máscaras, usar álcool gel, tomar água a cada 15 minutos, se houver suspeita evite estar em lugares públicos, se mantendo em quarentena, e procurem as unidades de saúde somente em caso de agravamento da suspeita.