A partir desta segunda-feira (11) os servidores públicos de Mato Grosso voltam ao trabalho, porém, divididos em dois grupos que trabalharam em dias alternados, para evitar aglomeração.
Isso significa que o atendimento presencial ao público será retomado, mas com regras e uso obrigatório de máscara.
O expediente dos órgãos públicos foi suspenso por causa da pandemia do novo coronavírus, que tem rápida transmissão em ambientes fechados e com aglomeração. A volta do trabalho presencial foi determinada por causa da baixa ocupação de leitos para os pacientes da covid-19, além na necessidade de reduzir os impactos econômicos causados pelo vírus.
Segundo o decreto publicado na sexta-feira (8), a jornada será de 8 horas diárias, mas, os chefes de setor poderão flexibilizar os horários de entrada e saída, para reduzir o fluxo de servidores. O revezamento também é outra medida adotada para garantir o distanciamento mínimo entre os trabalhadores.
Apesar da retomada, o governo informou que a maioria dos atendimentos continua pela internet ou telefone e que, quando não houver outra forma, os atendimentos presenciais serão realizados com horário marcado.
Servidores do grupo de risco como diabéticos, hipertensos e pessoas em tratamento de câncer podem continuar no trabalho remoto, ou seja, de casa, para evitar se expor ao vírus.
Para esse retorno será obrigatório o uso de máscara, assim como a intensificação das medidas de higienização dos ambientes de trabalho.