Home Artigo-Opinião O Que Você Deveria Saber Antes De Casar – Parte 1

O Que Você Deveria Saber Antes De Casar – Parte 1

6 min ler
0

Após ler o livro “A equação do Casamento” do autor e Psicólogo Luiz Hannz, achei conveniente compartilhar algumas reflexões que não são analisadas, pelo menos, de forma consciente ao decidir assumir uma união integral e amorosa entre casais.

O referido autor faz um passeio pela concepção de casamento tradicional, no qual havia uma idade para casar-se, para construir um patrimônio em conjunto, para ter filhos, sendo que quanto maior a família, mais admirada ela era por outras famílias. Uma concepção que não tinha escolha, nem muito diálogo. Simplesmente as mulheres eram educadas para casar, diga-se que deveriam saber cuidar da vida doméstica, da educação dos filhos e, ainda, ter um tempo dedicado ao marido. O marido por sua vez, como provedor da casa, tinha a responsabilidade financeira, negocial e de levar o conforto às suas famílias tendo como objetivo, manter a segurança em todos os níveis.

As mulheres foram criadas para casar com seus príncipes encantados e quando as coisas se tornassem difíceis, o belo príncipe viria com um grande abraço e um gostoso beijo para dizer-lhe que no final todos seriam felizes. A imaginação exercita o cérebro para encontrarmos a felicidade. Porém, nem sempre a felicidade é das cores que pintamos na imaginação e, obstante, o acalanto do parceiro nunca é suficiente, pois a mulher espera por isso 24 horas por dia.

E agora que descobrimos que os livros de histórias amorosas felizes, bonitas, com filhos lindos e comportados são apenas literatura do imaginário, o que podemos fazer? Como encarar o dia a dia dos relacionamentos conjugais que se desgastam facilmente nesse mundo metralhado pelas redes sociais, pela busca de uma segurança financeira exacerbada, com responsabilidades de pai e de mãe, sem manual e sem garantia de devolução?

Foi assim que o autor, já referido. Luiz Hannz, estudou a equação do casamento. Especialista em terapia de casal, experienciou muitos fatores e situações que contribuíram para o estudo comportamental de casais na atualidade. Considerando que o novo século instalou premissas próprias nos relacionamentos, ou seja, os casais querem preservar um amor eterno, porém respeitando a individualidade de cada um. A questão que os cônjuges colocam é: você não me deixa se feliz”. E ficou fácil desistir no meio do caminho, pois se “não dá certo, separa”.

O slogan ‘ser feliz’ significa que não existe exatamente um par amoroso, mas sim o amor próprio individual que deve ser admirado pelo outro, mesmo que para isso o parceiro tenha que abdicar de suas próprias preferências e crenças. Com o tempo, a insatisfação vai tomando conta do dia a dia do casal, as brigas passam a ser constantes, se tem filhos, esses passam a demonstrar comportamentos diferentes, difíceis de gerenciamento.

A harmonia do casal depende do autoconhecimento, se “eu me conheço e sei exatamente o que quero da vida conjugal” fica fácil compartilhar isso com o outro, traçando caminhos que levem a uma vida amorosa satisfatória. O não conhecimento de si mesmo, prejudica a minha visão do outro.

Lucilene da Rosa/Psicóloga – CRP 18/03609 – watssap – 66 99991 9755

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Artigo-Opinião
Comentários estão fechados.

Verifique também

Mulher procura pelo irmão João Ferreira Azevedo que segundo informações pode morar em Porto dos Gaúchos

Eva Ferreira Azevedo que mora em Cuiabá, entrou em contato com a redação pedindo ajuda par…