Home Política PT de MT decide fortalecer oposição a Mauro e Bolsonaro e se articula para eleições 2020

PT de MT decide fortalecer oposição a Mauro e Bolsonaro e se articula para eleições 2020

4 min ler
0

O PT de Mato Grosso, sob a presidência do deputado estadual Valdir Barranco, já começou a movimentação para as eleições municipais de 2020. Isso porque decidiu estimular a construção de candidatura petistas, de prefeitos e vereadores, articulados com os partidos do chamado campo democrático e popular, nos 93 municípios onde está organizado.

Além disso, os petistas mato-grossenses pretendem fortalecer a oposição ao governador Mauro Mendes (DEM) e ao presidente da República Jair Bolsonaro (PSL). Para isso, buscarão fortalecer a atuação dos parlamentares e o engajamento da militância nos movimentos sociais como na luta contra a reforma da previdência que será encaminhada ao Congresso Nacional no próximo dia 20.

“Mobilizar os Diretórios Municipais, Comissões Provisórias e mandatos petistas para apoiar as ações contra a Reforma da Previdência, elegendo-a como temática prioritária que leve o PT para a casa dos trabalhadores/trabalhadoras. Por isso, para defender o direito à aposentadoria dos trabalhadores, o Diretório Estadual do PT de Mato Grosso se posiciona pela rejeição do projeto de reforma da Previdência apresentada por Bolsonaro-Temer e se associa às Centrais Sindicais e movimentos populares na mobilização que será lançada em ato nacional do dia 20 de fevereiro em São Paulo, em defesa da Previdência Pública”, diz trecho da Resolução do Diretório Estadual do PT aprovada no último domingo (17).

Política de alianças

Ao que tudo indica, não haverá alianças proporcionais em 2020. Entretanto, o arco de alianças do PT é preferencialmente com os partidos do campo democrático popular como PCdoB, PDT, PSB, Rede e Psol. Em Mato Grosso, a Comissão Executiva Estadual geralmente avalia as alianças caso a caso, município por município.

Neste sentido, será designado um grupo, coordenado pela Secretaria de Organização. Segundo a resolução do PT, o objetivo é  contribuir na análise dos resultados eleitorais obtidos em 2016 e 2018 em cada município visando a melhor preparação para as próximas eleições.

Ação parlamentar

Além de Barranco,  o PT também elegeu o deputado estadual Lúdio Cabral. A dupla deve focar na oposição ao governo estadual na Assembleia. Já a deputado federal Rosa Neide Sandes, junto com a bancada petista na Câmara dos Deputados, fará o combate ao Governo Bolsonaro. Para isso, a direção partidária deliberou apoiar e favorecer a ação parlamentar de oposição contra o que chamam de pauta do “estado mínimo” e “retirada de direitos”.

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Política
Comentários estão fechados.

Verifique também

Mulher procura pelo irmão João Ferreira Azevedo que segundo informações pode morar em Porto dos Gaúchos

Eva Ferreira Azevedo que mora em Cuiabá, entrou em contato com a redação pedindo ajuda par…