Home Brasil ‘Risco Brasil’ recua e se aproxima dos níveis registrados em 2013

‘Risco Brasil’ recua e se aproxima dos níveis registrados em 2013

4 min ler
0

O CDS (Credit Default Swap), também conhecido como “risco Brasil”, atingiu 125.816 pontos na 5ª feira (5.set.2019), após queda de 2.33%. O nível é comparável com os patamares registrados em 2013, quando o Brasil ainda tinha grau de investimento pelas principais agências de risco: Fitch, Moody’s e Standard & Poor’s.

Esta, porém, não foi a menor pontuação do ano. Em julho, o indicador registrou 125.131 pontos. Há, entre os investidores, perspectivas mais positivas em torno da economia brasileira, visto que o relatório da reforma da Previdência foi aprovado nesta 4ª feira (4.set) na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado. A expectativa do presidente da Casa, Davi Alcolumbre, é a de que a proposta seja votada em 1º turno no Plenário na próxima semana.

Mesmo que o texto aprovado na CCJ reduza o impacto fiscal em R$ 63 bilhões em 10 anos, segundo a equipe econômica, a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) paralela vai incluir Estados e municípios, ampliando o efeito das mudanças nas regras previdenciárias.

O mercado também ficou aliviado com declarações do presidente Jair Bolsonaro, que voltou atrás, e decidiu que o teto de gastos será mantido. Na 4ª feira (4.set), Bolsonaro havia sinalizado a possibilidade de revisão da Emenda Constitucional.

O mercado também avalia que alguns integrantes do Fed (Federal Reserve, o banco central dos Estados Unidos) estão mais favoráveis ao corte de juros, o que favorece investimentos em economia emergentes, como o Brasil. Reunião entre americanos e chineses para tratar sobre os conflitos no comércio internacional também acalmam os ânimos dos investidores.

De acordo com Pablo Spyer, economista-chefe da Mirae Asset, existe uma “benevolência global”, porque há 1 cenário de juros internacionais baixos. “Há muito mais propensão a tomar risco do que antes e há direcionamento de recursos para países emergentes. No Brasil, porém, os estrangeiros ainda acompanham o andamento da reforma da Previdência”, disse.

A mínima histórica do CDS foi registrada em maio de 2007, quando marcou 62.167 pontos.

OTIMISMO NO MERCADO
O Ibovespa, principal índice da B3 –Bolsa de Valores de São Paulo–, também repercutiu o otimismo internacional e avançou 1,03% nesta 5ª feira (5.set), cotado aos 102.243 pontos. O dólar teve leve alta de 0,11%, e registrou R$ 4,109.

O discurso do presidente do BC (Banco Central), Roberto Campos Neto, em querer diminuir os depósitos compulsórios dos bancos também animou o mercado. Para ele, o nível é elevado no Brasil, e que é preciso estimular o mercado de crédito.

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Brasil
Comentários estão fechados.

Verifique também

Mulher procura pelo irmão João Ferreira Azevedo que segundo informações pode morar em Porto dos Gaúchos

Eva Ferreira Azevedo que mora em Cuiabá, entrou em contato com a redação pedindo ajuda par…