Home Estaduais Servidores federais de MT protestam por melhoria de trabalho e reajuste salarial

Servidores federais de MT protestam por melhoria de trabalho e reajuste salarial

4 min ler
0

Servidores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e do Instituto federal de Mato Grosso (IFMT) protestaram na manhã desta quinta-feira (11), na praça Ulysses Guimarães, em frente ao Shopping Pantanal, em Cuiabá. Os profissionais cobram do governo federal melhorias para a categoria e reajuste salarial.

O movimento na Capital contou com a participação de aproximadamente 200 servidores e professores das unidades de ensino. A concentração começou por volta das 7h no local e se estendeu até o fim da manhã

Roni Rodrigues, coordenador geral do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica – Seção Sindical Mato Grosso (Sinasefe-MT), disse que esta é a maior greve de toda rede federal de educação, com 23 estados brasileiros mobilizados.

“Estamos pedindo a recomposição salarial, reestruturação da carreira e recomposição dos orçamentos das nossas instituições de ensino. Então, estamos fortalecendo o movimento, que é nacional, não é só local. Hoje temos a maior greve de toda rede federal de educação, com mais de 455 unidades, 55 seções sindicais e 23 estados em greve. Estamos aqui hoje para fortalecer a educação pública federal e valorizar os trabalhadores”, disse o sindicalista.

Luzia Melo, servidora técnica administrativa da UFMT, pontua que a mobilização é importante para a conscientização da comunidade, que usufruiu do ensino nos institutos públicos.

“Estamos no início de uma jornada de luta nacional, hoje fazemos um ato pela educação, com panfletagem para a conscientização da comunidade, tão importante para as universidades e institutos federais, pois são os filhos dessa sociedade que usufrui do ensino, da pesquisa e extensão nas unidades. Nós, servidores públicos da UFMT, estamos em greve desde o dia 14 de março, pois estamos há mais de 10 anos sem recomposição salarial, nossas perdas já chegam a 70%”, disse Luzia Melo.

Uma audiência pública será realizada na próxima terça-feira (16), na Comissão de Administração e Serviço Público, da Câmara dos Deputados. A audiência foi requerida pela deputada federal Sâmia Bonfim (PSOL-SP) para debater as mobilizações e paralisações dos servidores técnico-administrativos de universidades e Institutos Federais (IFs). Evento terá início às 16h (horário Brasília).

Gazeta Digital

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Estaduais
Comentários estão fechados.

Verifique também

Tribunal de Justiça mantém condenação de dentista de Juara por bater ponto sem trabalhar

A Primeira Câmara Criminal do Tribunal de Justiça (TJMT) manteve a condenação de 1 ano e 9…