Home Política TRE marca para terça-feira o julgamento que pode cassar Senadora Selma Arruda

TRE marca para terça-feira o julgamento que pode cassar Senadora Selma Arruda

4 min ler
0

O Tribunal Regional Eleitoral marcou para a próxima terça-feira (2) o início do julgamento da ação de investigação judicial eleitoral contra a senadora Selma Arruda (PSL).

O julgamento, que tem como relator o desembargador Pedro Sakamoto, pode resultar na cassação do mandato da senadora.

“De ordem do(a) Excelentíssimo(a) Relator(a), ficam intimados os interessados de que o processo em referência foi incluído na pauta da sessão de julgamento que se realizará às 09:00 no Plenário do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, após o decurso do prazo de 24 (vinte e quatro) horas, conforme dispõe o art. 60 do RI/TRE/MT (art. 18 da Res. TSE nº 23.478, de 10 de maio de 2016)”, consta no despacho publicado no Diário de Justiça Eletrônico do Tribunal Regional Eleitoral desta quinta-feira (27).

A ação foi proposta pelo então candidato ao Senado, Sebastião Carlos Gomes de Carvalho, tendo como litisconsote a Procuradoria Regional Eleitoral, o PSD, e o também candidato à época Carlos Fávaro, além de seus suplentes Geraldo Macedo e José Lacerda.

A Procuradoria Regional Eleitoral diz que Selma e seus suplentes abusaram de poder econômico, assim como praticaram caixa 2 ao contraírem despesas de natureza tipicamente eleitoral no valor de “R$ 1.246.256,36, quitadas com recursos de origem clandestina, que não transitaram regularmente pela conta bancária oficial”.

“No caso dos autos, o abuso do poder econômico é objetivamente aferido pela ação de um empresário e suplente, Gilberto Possamai, em unidade de desígnios com a investigada Selma Arruda, investindo substanciosa quantia em período assaz anterior ao período eleitoral, à margem da contabilidade oficial. Antes do mesmo do início do pleito, buscou a requerida e sua chapa extrair grande margem de vantagem perante os demais candidatos. Conforme a narrativa fática acima esgotada, houve, em pré-campanha, R$ 1.500.000,00 não declarados”, escreveu o procurador Raul Batista Leite.

Além de pedir a cassação do mandato, a Procuradoria Regional Eleitoral pediu ainda que o Tribunal Regional Eleitoral realize nova eleição para preenchimento da vaga de senador.

 

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Política
Comentários estão fechados.

Verifique também

Mulher procura pelo irmão João Ferreira Azevedo que segundo informações pode morar em Porto dos Gaúchos

Eva Ferreira Azevedo que mora em Cuiabá, entrou em contato com a redação pedindo ajuda par…