Home Estaduais Vereadores discutem zoneamento ecológico e assinam Carta Aberta para autoridades do estado

Vereadores discutem zoneamento ecológico e assinam Carta Aberta para autoridades do estado

7 min ler
0

Vereadores de diversas regiões do estado de Mato Grosso estiveram nesta terça-feira (23),  na sede da UCMMAT – União das Câmaras Municipais de Mato Grosso, onde participaram da “Marcha dos Vereadores contra a classificação de áreas úmidas em defesa dos municípios”. Os parlamentares debateram sobre o projeto de Zoneamento Socioambiental e Ecológico sobre as áreas alagadas produtivas em todo território mato-grossense, no evento os parlamentares assinaram uma Carta Aberta direcionada aos deputados estaduais, bancada federal e governador Mauro Mendes.

Além dos parlamentares, o evento contou com a presença do engenheiro florestal, especialista em licenciamento ambiental, Gideon Danni da Rosa que proferiu a palestra sobre o assunto, além do suplente de senador, José Lacerda (MDB) e dos prefeitos de Vila Bela da Santíssima Trindade, Dr. André Bringsken, Nova Xavantina, João Bang e representantes do Sindicato Rural de São Félix do Araguaia.

O presidente da UCMMAT, vereador Edcley Coelho ressaltou que este é o papel da UCMMAT, “fazer esta ponte entre o Poder Legislativo e os demais poderes, debatendo e buscando soluções. Como entidade representativa dos vereadores do estado vamos enviar esta Carta Aberta aos deputados estaduais, bancada federal e ao governador Mauro Mendes para que seja discutida esta situação e assim chegar a um denominador comum, que principalmente, não prejudique o desenvolvimento dos nossos municípios”, disse.

O engenheiro Gideon da Rosa parabenizou a entidade pela iniciativa, “um momento importante para fazer esse diálogo com os vereadores, fazer a distinção e assim esclarecer o tema, para que possam em seus municípios discutir com propriedade sobre o zoneamento”, salientou Gideon.

Se aprovado, o município de Canarana perderia 88 mil hectares, Ribeirão Cascalheira tem risco de perder 446 mil hectares, Água Boa seriam 36 mil hectares, Nova Nazaré são 111 mil hectares e Cocalinho pode vir a perder 1,6 milhão de hectares de sua área.

No Vale do Guaporé, especificamente no município de Vila Bela da Santíssima Trindade, o prefeito Dr. André Bringsken salientou que a perda seria irreparável, “1,4 milhões de hectares aproximadamente, é fechar as portas e entregar para alguma ONG administrar, esse zoneamento vem se alongando por muitos anos e a força dele é maior que lei ou decreto”, salientou o prefeito.

O suplente de senador, José Lacerda salientou que deveriam ter feito um estudo minucioso sobre os impactos que o zoneamento trará aos municípios. “Fica claro em algumas análises pontuais feitas, algumas obras de infraestruturas no estado não vão poder acontecer, porque o zoneamento vai impedir, analiticamente não foi feito um estudo socioeconômico do estado de Mato Grosso num conjunto, e isto gera um impacto negativo, eu sugiro que cada município faça um estudo com base neste zoneamento, qual o impacto que seu município vai ter, positivo e negativo, o negativo é preciso ser contestado”, disse Lacerda.

João Bang, prefeito de Nova Xavantina parabenizou a iniciativa da UCMMAT e disse que “o vereador é a maior força política do estado e esta luta fica mais forte com a participação do legislativo”.

O vereador pelo município de São José do Xingu, Pedro Condão parabenizou o presidente da UCMMAT, vereador Edcley pela audiência e reforçou que a entidade é para fazer esse tipo de diálogo, “de tomar partido de temas relevantes, defender nosso povo, nossos municípios, essas audiências fortalece o legislativo municipal”, disse Condão.

O Zoneamento é uma tarefa que os estados brasileiros terão que fazer. No entanto, a sociedade   defende que seja construída uma legislação compatível com a realidade de cada município e região.

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Estaduais
Comentários estão fechados.

Verifique também

Mulher procura pelo irmão João Ferreira Azevedo que segundo informações pode morar em Porto dos Gaúchos

Eva Ferreira Azevedo que mora em Cuiabá, entrou em contato com a redação pedindo ajuda par…