Home Ultimas Notícias Riva confirma que negociou com Bosaipo saída para dar lugar à esposa no Tribunal de Contas

Riva confirma que negociou com Bosaipo saída para dar lugar à esposa no Tribunal de Contas

5 min ler
0

O ex-presidente da Assembleia José Riva afirmou, em tentativa de delação premiada, que negociou a saída de Humberto Bosaipo do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT) para que a vaga fosse ocupada por sua esposa e ex-secretária de Estado, Janete Riva. Apesar da indicação, Janete enfrentou alta rejeição à época.

Depois de ter a homologação da delação negada no Supremo Tribunal Federal (STF), o ex-deputado segue tentando fechar acordo para reduzir punições aplicadas a ele pela Justiça por crimes cometidos em seu período na Assembleia.

De acordo com o jornal A Gazeta, a negociação para compra da vaga de Bosaipo teria tido início após o Superior Tribunal de Justiça (STJ) afastar o então conselheiro do TCE-MT em ações da Operação Arca de Noé. Abriu-se uma discussão na Assembleia e diversos parlamentares teriam demonstrado interesse na vaga. Bosaipo, apesar de afastado do cargo, teria exigido pagamentos para deixar a vaga, o que teria inibido deputados que não tinham condições financeiras de arcar com a “compra” da vaga.

Entre os interessados restantes, estaria o ex-deputado Gilmar Fabris (PSD), que desistiu depois de pressões de servidores do TCE-MT. Bosaipo então teria oferecido a vaga “por alguns milhões”, que deveriam ser quitados até um ano depois de o novo conselheiro assumir o cargo.

Riva conta que conseguiu a aprovação do nome de Janete entre os deputados e fez um empréstimo junto ao Banco do Brasil para a compra da vaga. O pagamento a Bosaipo teria sido dividido em três parcelas, sendo um depósito em conta indicada pelo então conselheiro no Banco do Brasil, um pagamento a intermediário e parte repassada pessoalmente por Riva.

O ex-deputado não indicou os valores exatos da negociação, o que deve fazer em depoimentos posteriores. Também deverão ser apresentadas testemunhas, nomes e provas complementares.

A saída de Bosaipo do TCE-MT ocorreu em dezembro de 2014. Mesmo afastado do cargo, ele tentou se aposentar em novembro daquele ano, mas teve o pedido negado por decisão da juíza Célia Regina Vidotti, da Vara Especializada em Ação Civil Pública e Ação Popular. Um processo de escolha de novo conselheiro foi feito pela Assembleia, com indicação de Janete Riva.

O Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu o processo a pedido da Audicon ainda em dezembro de 2014. A indicação de um novo nome só foi destravada em fevereiro de 2019, quando a Assembleia escolheu o então deputado Guilherme Maluf como novo conselheiro do TCE-MT.

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Ultimas Notícias
Comentários estão fechados.

Verifique também

Mulher procura pelo irmão João Ferreira Azevedo que segundo informações pode morar em Porto dos Gaúchos

Eva Ferreira Azevedo que mora em Cuiabá, entrou em contato com a redação pedindo ajuda par…