Home Estaduais Servidores da Educação em greve se reúnem nesta segunda-feira. movimento deve continuar

Servidores da Educação em greve se reúnem nesta segunda-feira. movimento deve continuar

5 min ler
0

Hoje, a partir das 14h30, na Escola Estadal Presidente Médici, no coração de Cuiabá, os professores e servidores da Educação, em greve desde 27 de maio voltam a se reunir. A assembleia, marcada pelo Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), vai avaliar a proposta do Governo do Estado que insiste em não pagar o aumento de 7,69% da Lei 510/2013 que institui a dobra dos salários e nem mesmo a RGA deste ano e propõe  pagar os dias de greve descontados em duas parcelas,sendo a primeira em 20 de julho e a segunda agosto. A avaliação, constatada durante reuniões do sindicato neste final de semana, é a de que o movimento paredista deve continuar.

Nos encontros das lideranças sindicais e que serão levados para a assembleia é a de que o documento apresentado pelo governo não apresenta nenhum avanço como o pagamento imediato dos salários cortados e o cumprimento da Lei 510/2013.

Uma professora que participou dos encontros no Sintep avaliou bem a situação dos servidores da Educação diante da intransigência do Governo do Estado. “Eu olhei o meu holerite referente ao mês de julho e o governo só vai pagar os dias referentes ao feriado, sábados e domingos. Os dias letivos estão cortados. Agora o governo vem com a proposta de pagar estes dias  cortados em duas parcelas. Ora na hora de exigir que terminemos a greve ele corta salários, não paga um aumento acordado em lei e depois se acha no direito de pagar  os dias cortados em duas parcelas?  É melhor continuar  em greve”, disse, lembrando que o professor será obrigado a repor as aulas para o cumprimento da lei federal de 200 dias letivos e, portanto, não havia necessidade de corte de ponto.

O presidente do Sintep, Valdeir Pereira, afirmou que a condição para o fim da greve é a apresentação de proposta, principalmente no que ser refere ao aumento salarial e pagamento da Revisão Geral Anual (RGA) de 2018. A decisão das pautas fundamentais foi deliberação da última assembleia da categoria e como não houve avanços sobre os pontos, os profissionais acreditam na manutenção do movimento paredista.

“Como se não bastasse descumprir a Lei, o governo usou de truculência ao cortar o ponto dos profissionais e propor como conciliação o pagamento mediante retorno imediato às aulas e ainda de forma parcelada”, declarou Pereira.

De acordo com o sindicato, a repercussão dos últimos acontecimentos aponta que os profissionais irão para o enfrentamento apesar do corte de salário.

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Estaduais
Comentários estão fechados.

Verifique também

Mulher procura pelo irmão João Ferreira Azevedo que segundo informações pode morar em Porto dos Gaúchos

Eva Ferreira Azevedo que mora em Cuiabá, entrou em contato com a redação pedindo ajuda par…