Home Ultimas Notícias Proposta regula trabalho de crianças e adolescentes nos meios de comunicação

Proposta regula trabalho de crianças e adolescentes nos meios de comunicação

3 min ler
0

O Projeto de Lei 190/19 regulamenta a contratação de crianças e adolescentes pelos meios de comunicação. De acordo com o texto, a contratação pode ocorrer apenas na condição de aprendiz e a empresa deve cumprir uma série de exigências, como matrícula da criança em instituição de ensino regular e acompanhamento do desempenho escolar.

A proposta, do deputado Roberto de Lucena (Pode-SP), tramita na Câmara dos Deputados.

A fiscalização de comparecimento à escola ficará a cargo da empresa contratante. Em caso de faltas frequentes, o contrato deve ser suspenso. Pelo projeto, a imagem da criança ou adolescente contratado não poderá ser usada por mais dois anos após o fim do contrato.

As empresas deverão manter, no local de trabalho, instalações e recursos humanos compatíveis com as necessidades e idades dos aprendizes. Deverá haver, por exemplo, psicólogos, atendimento médico e salas de repouso e de alimentação.

O descumprimento da lei por parte do contratante levará à multa de até R$ 1 milhão. O recurso arrecadado deverá ser destinado ao fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente federal, estadual ou municipal respectivo.

O texto é idêntico à proposta (PL 5867/09) do ex-deputado Luiz Carlos Hauly, arquivada ao final da legislatura.

Para Lucena, o projeto mantém-se politicamente conveniente e oportuno.

Tramitação
A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Ultimas Notícias
Comentários estão fechados.

Verifique também

Mulher procura pelo irmão João Ferreira Azevedo que segundo informações pode morar em Porto dos Gaúchos

Eva Ferreira Azevedo que mora em Cuiabá, entrou em contato com a redação pedindo ajuda par…