Home Ultimas Notícias Sintep diz que aprovação da reforma da previdência traz prejuízos abissais ao serviço público estadual

Sintep diz que aprovação da reforma da previdência traz prejuízos abissais ao serviço público estadual

5 min ler
0

Por 16 votos favoráveis e oito contrários à Reforma da Previdência do governo Mauro Mendes – Projeto de Emenda Constitucional (PEC) número 06, foi acatada por maioria dos parlamentares na Assembleia Legislativa do estado, na sessão vespertina desta quarta-feira (12.08). Das aprovações a PEC 06, os votos dos servidores públicos e atuais deputados Delegado Claudinei (PSL) e ex-sindicalista João Batista (Pros), foram os golpes na luta sindical para a reversão da maioria parlamentar em favor do Reforma.

Para o Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), a vitória do executivo simboliza mais um desmonte de direitos para os servidores públicos. A votação feita na pressão e às pressas, inviabilizou qualquer tentativa de negociação com as categorias, e decretou aos servidores mais tempo em atividade, aumento da contribuição previdenciária, e redução no salário da aposentadoria.

O presidente do Sintep/MT, Valdeir Pereira, fez questão de destaca a necessária vigilância dos trabalhadores e trabalhadoras da educação, nas escolhas feitas para o voto nas eleições municipais. “Temos que escolher para as Câmaras Municipais, vereadores comprometidos com a causa dos trabalhadores e trabalhadoras”, afirmou.

Após os votos que configuraram o retrocesso aos direitos dos servidores, a sessão plenária prosseguiu com votação de emendas, algumas oriundas do movimento sindical, com perspectiva de amenizar os prejuízos que todos sofrerão com a reforma. ‘As emendas são tentativas de minimizar os efeitos maléficos da Reforma da Previdência de Mauro Mendes, contudo não afetarão o quadro de que todos terão que contribuir mais, trabalhar mais e receber menos. Para as mulheres da educação, isso representará mais dez anos na ativa, pelo menos,” destacou o dirigente do Sintep/MT, Henrique Lopes.

A Reforma de Mauro Mendes é uma cópia da Emenda Constitucional nº 103 (Reforma da Previdência Federal), contudo, deixou brechas para que os estados definissem pontos específicos. Foram essas possibilidades que o governador Mauro Mendes potencializou, inclusive com adoção do confisco de 14% no salário dos aposentados, que voltam a contribuir com a previdência.

“Temos que esperar agora que o Judiciário avalie as Ações de Inconstitucionalidade apresentadas pelos sindicatos e partidos de esquerda, na tentativa de reverter essas Reformas. Mas isso demandará muita mobilização. Temos que ter claro que a sociedade elegeu um dos piores Congressos, o que se confirma também com os parlamentares estaduais de Mato Grosso. Os escolhidos estão mais preocupados em defender os próprios interesses do que os da sociedade”, conclui Lopes.

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Ultimas Notícias
Comentários estão fechados.

Verifique também

Mulher procura pelo irmão João Ferreira Azevedo que segundo informações pode morar em Porto dos Gaúchos

Eva Ferreira Azevedo que mora em Cuiabá, entrou em contato com a redação pedindo ajuda par…