Home Brasil Bolsonaro fará reunião com ministros nesta 2ª para discutir crise política

Bolsonaro fará reunião com ministros nesta 2ª para discutir crise política

7 min ler
0

O presidente da República, Jair Bolsonaro, fará uma reunião nesta 2ª feira (25.mar.2019) com os ministros Onyx Lorenzoni (Casa Civil), Paulo Guedes (Economia), Santos Cruz (Secretaria de Governo) e general Augusto Heleno (Segurança Institucional). O encontro está marcado para as 8h30, no Palácio do Planalto.

A alta cúpula do governo deve discutir sobre a crise política na relação entre o Executivo e o Legislativo, que se estende desde a última 4ª feira (20.mar).

No fim de semana, Bolsonaro e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, trocaram farpas por meio de declarações à imprensa, a respeito da articulação política para a tramitação e aprovação da reforma da Previdência.

O texto da Previdência chegou ao Congresso em 20 de fevereiro e ainda não andou nenhuma etapa. A escolha do relator do texto, prevista para semana passada, foi adiada pela “piora do cenário político“, segundo o próprio presidente da CCJ, Felipe Francischini (PSL-PR).

O líder do governo na Câmara, Major Vitor Hugo (PSL-GO), reuniu-se na manhã deste domingo com o presidente no Palácio da Alvorada. O deputado afirmou que os 2 trataram da articulação política para a aprovação da reforma da Previdência no Congresso.

Questionado sobre a relação de Bolsonaro com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), Vitor Hugo disse que o clima vai “arrefecer“.

O HISTÓRICO DO ATRITO

6ª feira (7h50): em telefonema ao ministro da Economia, Paulo Guedes, Maia afirma que deixaria a articulação política pela aprovação da reforma da Previdência no Congresso. O motivo: ataques em redes sociais de filhos e aliados de Bolsonaro.

6ª feira (17h): no Chile, Bolsonarodiz não entender a atitude. ”Quero saber o motivo que ele está saindo [da articulação da Previdência]. […] Estou sempre aberto ao diálogo”, falou. Questionado sobre como tentaria convencê-lo a voltar, o presidente comparou a relação com o chefe da Câmara a 1 namoro. “Só conversando. Você nunca teve uma namorada? E quando ela quis ir embora o que você fez para ela voltar, não conversou? Estou à disposição para conversar com o Rodrigo Maia, sem problema nenhum”.

6ª feira (20h30): em entrevista ao Jornal Nacional, Maia afirma que Bolsonaro “precisa ter mais tempo para cuidar da Previdência e menos tempo cuidando do Twitter”. Diz que, desse jeito, a reforma “não vai andar”. Maia também rebateu Bolsonaro sobre a comparação da relação entre ambos com 1 namoro. “Não preciso voltar a namorar. Eu preciso que o presidente assuma de forma definitiva o seu papel institucional, que é liderar a votação da reforma da Previdência, chamar partido por partido que quer aprovar a Previdência e mostrar os motivos dessa necessidade”, declarou.

sábado: Estadão publica entrevista em que o presidente da Câmara critica a falta de articulação política da gestão bolsonarista e se refere ao governo como “deserto de ideias”. Também respondeu se o presidente deveria conter a atuação dos filhos nas redes sociais: “Tenho dificuldade de falar como o presidente deve tratar os filhos dele. Eu sei como tratar os meus”;

sábado (13h40): em café da manhã com empresários no Chile, Bolsonaro fala que “alguns não querem largar a velha política”;
sábado (14h): Maia diz que o presidente não deveria “terceirizar a articulação política”;
sábado (14h50): ainda no Chile, Bolsonaro declara que a responsabilidade pela aprovação da reforma é do
domingo (12h): após visita a Bolsonaro no Palácio da Alvorada, o líder do governo Major Vitor Hugo (PSL-GO) diz que Planalto tentará aproximação com o Congresso. Mas distribui mensagens no grupo de WhatsApp de deputados dizendo que Bolsonaro “está certo e também convicto de suas atitudes (…) temos a possibilidade de escolher de que lado estar… somos todos a nova política. Não dá mais”.

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Brasil
Comentários estão fechados.

Verifique também

Mulher procura pelo irmão João Ferreira Azevedo que segundo informações pode morar em Porto dos Gaúchos

Eva Ferreira Azevedo que mora em Cuiabá, entrou em contato com a redação pedindo ajuda par…